Imagem capa - Fotos comuns ou fotos com história? O que meu casamento merece?  por Paulo Pedrosa
Tirando duvidas

Fotos comuns ou fotos com história? O que meu casamento merece?

Existe diferença entre estes dois tipos de fotografia?

É claro que sim, vou te explicar a diferença entre elas e te mostrar alguns exemplos. 

No final deste blog tem uma pergunta que não quer calar, será que você sabe responder?

Imagine comigo, você está indo para sua lua de mel na França e foi ver o quadro da Monalisa ou qualquer quadro famoso, ao avista-lo você fará uma breve leitura de contexto e beleza, isso acontece em poucos segundos no cerebro e traz sensações e indicações de como foi aquele registro. Assim como na pintura a fotografia não é diferente, você consegue sentir o mesmo. Estas fotos são capazes de lhe trazer alguns tipos de sentimentos ou mesmo recriar estás histórias e algumas fotos são tão marcantes que ficam estampadas na mente. Vou te dar um exemplo com a foto a seguir.



Neste contexto creio que você já identificou o papel de cada um nesta imagem e fez uma leitura do que está acontecendo no momento. Se você não entendeu vou te explicar, ao analisar esta imagem vemos seis pessoas, a noiva, o pai da noiva, a amiga da noiva e duas cerimonialistas. Na leitura da cena observamos que falta pouco pra noiva entrar na igreja e todo carinho e ajuda e necessário para uma linda entrada. Vemos a preocupação da amiga em ajeitar o vestido juntamente com a cerimonialista. Esse momento nem foi percebido pela noiva sabe porque? O coração dela está batendo forte, pois um dos momentos mais esperados está tão perto. E isto é tão emocionante que o pai olha firme para sua filha que está linda no seu vestido de noiva toda produzida com uma linda maquiagem. Percebeu o significado desta foto? Vemos amor e cuidado. Que sorte a dela né, tem uma amiga que esteve junto dela desde o making of até a entrada e um pai ao lado que está babando vendo sua princesa casar.

Vamos para mais uma?




Imagino que você já entendeu como funciona. Está foto tem o mesmo parâmetro, mas vou te explicar. Já estamos na melhor parte de todo o casamento que é a festa, família e amigos reunidos e comemorando a união do casal. Enfim, vemos que estamos na boate da festa e ali está sete homens e um deles é o noivo e vemos que ele está muito feliz, claro acabou de ganhar cem reais, isso mesmo, talvez você não conheça essa tradição, ela é conhecida como venda da gravata, quanto mais dinheiro a pessoa der maior o pedaço da gravata do noivo, mais sorte e prosperidade ela terá rsrsrsrs. Claro, isso é uma forma bem legal de ajudar os noivos e podemos ver como o noivo explode de alegria. 


Percebeu que só nessas duas imagens contamos uma história emocionante? Com modernidade estamos perdendo a simplicidade de ver e registrar fotografias que se tornarão pequenos filmes na nossa cabeça. Hoje meu trabalho é voltado para fazer fotos com história, que podem ser lidas e sentidas pelas pessoas que estão vendo.


Ah Paulo e como são as fotos comuns? São fotos registradas sem contexto, fotos montadas ou pousadas, cenas cortadas, sem o uso de técnicas fotográficas, equipamentos e equipe qualificada. As fotos podem até ficar bonitas, mas não te contam uma história.


Você sabe qual o momento que o noivo dá o sorriso mais sincero e verdadeiro? Sim, aquele onde as buchechas sobem e os olho ficam pequenos?

Já te digo: Ele não acontece quando o noivo vê a noiva pela primeira vez. Isso mesmo!

Quer saber mais sobre os detalhes importantes das fotos do seu casamento?

Abaixo está o link das minhas redes sociais e do meu Whatsapp me chama lá.

linktr.ee/paulopedrosafotografo


Só pra ver se você entendeu mesmo, vou deixar outra foto pra você analisar.